segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lúcia, Luís e o Lobo

#Antes de qualquer coisa#
Feche suas cortinas..
Apague suas luzes..
Calibre o som do seu computador e
Ponha a tela em full screen..

Encantador como as histórias contadas às crianças, mas com o tempero de um conto de fadas negro.




Ficha técnica:
Voz de Luís: Paula Florencia Navarrete
Asistencia de voz: Gabriela Aguilera
Asistencia de Escenografía: Natalia Geisse

Lucia e Luis são dois personagens criados pelos artistas chilenos Niles Atallah, Cristóbal León e Joaquin Cociña( no ano 2007 e 2008 respectivamente). Luis é o 2º curta da série “Lucía, Luis y el lobo”, e é a seqüência do curta Lucía. O vídeo foi feito com técnica de stop motion, quadro-a-quadro, com uma câmera digital e trata-se das tormentas internas passadas na mente duma adolescente que sussurra seus medos enquanto tudo é destruído em seus quartos pessoais. Misteriosos retratos a carvão desenhados nas paredes complementam a magia da narrativa e adicionam densidade nas suas angústias e mentes extravagantes, trazendo a tona todos os temores ingênuos que todos um dia já sentimos.

O curta, que em maio de 2009 ganhou o prêmio de primeiro lugar no Festival FIBABC em Madri e também alguns prêmios na Suíça e na Alemanha, conta a história de um estudante com medo porque seu novo namorado, Luis, poderia ser um lobisomem. Neste conto tipo “black fairy tale”, com um certo tom infantil, mostra personagens com expressões distorcidas, olhos distantes e características ligeiramente desproporcional que procuram provocar individualmente diferentes reações e interpretações.

A escuridão e falta de esperança é o que caracteriza a obra de Joaquim. Rostos tristes, personagens e narradores com um toque psicótico. “Há muito mais profundidade no rosto de um assassino em série que de uma dona de casa ", diz ele.


Ficha técnica:
Voz de Lucía: Paula Florencia Navarrete
Asistencia de Escenografía: Natalia Geisse

A vídeo-instalação é um ramo das artes plásticas que foi criada e desenvolvida dentro de um ambiente tendo sempre o objetivo de completar o contexto dos temas do vídeo. Um faz parte do outro e trabalha essencialmente com provocações dos sentidos mexendo com o psicológico humano.

Sobre os autores:
Cristóbal León nasceu em Santiago de Chile, em 1980. Vive e trabalha em Berlim. Entre 1999 e 2005 estuda Desenho e Arte na Universidad Católica. Trabalha com animação em formatos distintos, tais como curta-metragem e vídeoinstalação. Juntamente com Niles Atallah e Joaquín Cociña, forma um coletivo de artistas. Vídeo-instalações: Nocturno de Chile, Vídeo Art Show, Museo de Arte Moderno, Santiago, Chile (2007); Birth, Vídeo Art Show, Museo de Arte Moderno, Santiago, Chile (2007). Lucia, feira arteBA, Buenos Aires, Argentina (2007).



Joaquín Cociña nasceu em Concepción, Chile, em 1980. Vive e trabalha em Santiago do Chile. Licenciou-se em Artes pela Universidad Católica de Chile, e pós-graduação em Literatura pela Universidad de Chile. Juntamente com Niles Atallah e Cristóbal Leon, forma um coletivo de artistas. Vídeo-instalações: Nocturno de Chile, Vídeo Art Show, Museum of Virsual Arts, Santiago, Chile (2007); Lucia, Baires Contemporary Art Fair, Buenos Aires, Argentina (2007).




Foto: Pilar Esteva

Niles Atallah nasceu em Santiago de Chile, em 1978, onde ainda vive e trabalha. Juntamente com Joaquín Cociña e Cristóbal Leon, forma um coletivo de artistas. Graduou-e em Fotografia pela University of Califórnia em 2002. Vídeo-instalações: Nocturno de Chile, Vídeo Art Show, Museum of Virsual Arts, Santiago, Chile (2007); Birth, Vídeo Art Show, Museum of Visual Arts, Santiago, Chile (2007). Lucia, Baires Contemporary Art Fair, Buenos Aires, Argentina (2007).












Agradeço ao meu amigo Diego Canarin que colaborou neste post com a pesquisa de conteúdo e forneceu informações sobre video-instalação e curta metragem.



Lúcia, Luís e o Lobo
Ficha técnica:
Joaquín Cociña, Cristóbal León y Niles Atallah
Asistencia de Montaje Instalación: Paula Salas y Natalia Geisse
Asistencia de Sonido Montaje: Resist







Nenhum comentário:

Postar um comentário