Dono de uma personalidade sonora inigualável e um toque a contratempo impressionante passou a ser considerado um dos grandes criativos da guitarra flamenca.
A riqueza e multiplicidade encontradas em suas melodias o transforma numa via aberta a todas as vertentes musicais, obtendo a identificação dos diferentes públicos e rompendo os limites dos mais tradicionais da cultura Flamenca.
A riqueza e multiplicidade encontradas em suas melodias o transforma numa via aberta a todas as vertentes musicais, obtendo a identificação dos diferentes públicos e rompendo os limites dos mais tradicionais da cultura Flamenca.
Suas composições seguem uma linha melódica muito contemporânea e ao mesmo tempo com os pés bem assentes na tradição musical cigana.
Nascido na cidade espanhola de Guadalcanal, perto de Sevilha, em 1967, o guitarrista flamenco Vicente Amigo é considerado pela critica como o "novo Paco de Lucia”, compositor que em 1991, dividiu o palco durante o festival de violão "Leyendas Internacional de la Guitarra" em Sevilha.
Morando em Córdoba desde os cinco anos de idade, Vicente Amigo começou a estudar guitarra ainda muito jovem, e comprou sua primeira guitarra aos oito anos. Estudou nas escolas de música de renome da cidade, entre as quais a de Merengue de Córdoba, tornando-se rapidamente um dos melhores alunos e mais destacados.

Algures entre a sua poesia musical e a sua rotina comercial, Vicente representa a nova geração de músicos que exaltam e mostram ao mundo a cultura flamenca através da sua música.
Em maio de 2009 Amigo lançou seu sexto álbum "Paseo de Gracia."
belíssimo!
ResponderExcluirna minha opinião, o melhor da atualidade! A tradição violonística espanhola tem sido uma fábrica de instrumentistas excessivamente técnicos. Vicente foi o que mais conseguiu dar sentido a essa técnica, com boas doses de melodia, dinâmica, criatividade, y el "duende".
Olá Ana. Bom post!
ResponderExcluirO "nosso" Amigo, além de ter uma técnica impressionante tem um génio dentro dele. Nitidamente é um virtuoso da guitarra clássica, nas vertentes flamenco e naquilo que eu chamaria de flamenco free style. Gostei muito, especialmente do segundo vídeo onde se notam claramente várias influências de onde destaco as Sul Americanas as de Soul e algumas de Jazz ao nível do baixo.
Bom som para lounge e para espaços de convívio.
Beijos de Lisboa;
Luís Fonseca
Gostei muito de conhecer este artista da Música espanhola.Ele transmite muita harmonia e paixão que a música espanhola contem. Heloisa-Florianópolis
ResponderExcluir