segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Música para dançar com o espírito...


Dono de uma personalidade sonora inigualável e um toque a contratempo impressionante passou a ser considerado um dos grandes criativos da guitarra flamenca.

A riqueza e multiplicidade encontradas em suas melodias o transforma numa via aberta a todas as vertentes musicais, obtendo a identificação dos diferentes públicos e rompendo os limites dos mais tradicionais da cultura Flamenca.



Suas composições seguem uma linha melódica muito contemporânea e ao mesmo tempo com os pés bem assentes na tradição musical cigana.



Nascido na cidade espanhola de Guadalcanal, perto de Sevilha, em 1967, o guitarrista flamenco Vicente Amigo é considerado pela critica como o "novo Paco de Lucia”, compositor que em 1991, dividiu o palco durante o festival de violão "Leyendas Internacional de la Guitarra" em Sevilha.


Morando em Córdoba desde os cinco anos de idade, Vicente Amigo começou a estudar guitarra ainda muito jovem, e comprou sua primeira guitarra aos oito anos. Estudou nas escolas de música de renome da cidade, entre as quais a de Merengue de Córdoba, tornando-se rapidamente um dos melhores alunos e mais destacados.



Algures entre a sua poesia musical e a sua rotina comercial, Vicente representa a nova geração de músicos que exaltam e mostram ao mundo a cultura flamenca através da sua música.


Em maio de 2009 Amigo lançou seu sexto álbum "Paseo de Gracia."



3 comentários:

  1. belíssimo!
    na minha opinião, o melhor da atualidade! A tradição violonística espanhola tem sido uma fábrica de instrumentistas excessivamente técnicos. Vicente foi o que mais conseguiu dar sentido a essa técnica, com boas doses de melodia, dinâmica, criatividade, y el "duende".

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana. Bom post!

    O "nosso" Amigo, além de ter uma técnica impressionante tem um génio dentro dele. Nitidamente é um virtuoso da guitarra clássica, nas vertentes flamenco e naquilo que eu chamaria de flamenco free style. Gostei muito, especialmente do segundo vídeo onde se notam claramente várias influências de onde destaco as Sul Americanas as de Soul e algumas de Jazz ao nível do baixo.

    Bom som para lounge e para espaços de convívio.

    Beijos de Lisboa;
    Luís Fonseca

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de conhecer este artista da Música espanhola.Ele transmite muita harmonia e paixão que a música espanhola contem. Heloisa-Florianópolis

    ResponderExcluir